Estrias

Sua formação se deve à degeneração de fibras elásticas situadas na camada dérmica da pele, devido à distensão exagerada da pele, e/ou a fatores hormonais. Inicialmente as estrias apresentam-se como linhas avermelhadas ou roxas e ao tornarem-se antigas evoluem para tonalidades esbranquiçadas.

Predisposições genéticas e variações rápidas e significativas no peso corporal, são as principais causas para o aparecimento e agravamento do perfil das estrias. Na maioria dos casos, as estrias estão associadas a mudanças hormonais que podem ser: fisiológicas, como puberdade e gravidez - patológicas como a Síndrome de Cushing - ou devido ao uso prolongado, de corticóides de alta concentração.

A distensão excessiva da pele, produzida pela gravidez, crescimento rápido, ou aumento da massa muscular é outro fator a ser considerado. É muito mais frequente encontrar-se estrias em mulheres, mas os homens também as têm.

No caso das mulheres, as estrias localizam-se principalmente em:

• Flancos;
• Glúteos;
• Abdome;
• Faces internas das coxas;
• Seios,
• Região ao redor do umbigo (após o parto)

Tratamentos

Na Plenna tratamos as estrias avermelhadas com Carboxiterapia ou Laser Fracionado de Érbium.

A carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbonico com agulha bastante fina diretamente sobre cada estria, de forma a provocar a regeneração das fibras de colágeno rompidas durante seu processo de formação. Devem ser realizadas de dez a vinte aplicações com intervalos semanais e espera-se redução de aproximandamente 60% das estrias vermelhas.

O tratamento com Laser Fracionado de Érbium consiste na aplicação do Laser diretamente sobre as estrias. O Laser também levará à regeneração das fibras de colágeno e elastina na região das estrias, porém de forma diferente da carboxiterapia. O tratamento é composto por 5 sessões com intervalos mensais e espera-se a redução de 70% ou mais das estrias vermelhas.

De um a dois anos após seu aparecimento, as estrias assumem a cor esbranquiçada, sinal de que a pele foi substituida por tecido fibroso cicatricial, circundado por pele flácida. Até o desenvolvimento do Laser Fracionado, não havia tratamento eficaz para combater as estrias antigas. Para cada tratamento de cinco sessões de Laser Fracionado de Érbium espera-se a redução de 65% nas estrias brancas. O aumento do número de sessões deve levar a uma melhoria no resultado.

O Laser Fracionado é considerado mundialmente, o mais eficaz tratamento para estrias novas ou antigas.